Crea apoia o projeto “Calçada Verde” realizado pela Algás e IMA

Com a intenção de contribuir para um estado mais arborizado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) está apoiando o projeto “Calçada Verde”. A ação é idealizada pela distribuidora de gás natural, a Algás, em parceria do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL).

Na manhã da última quarta-feira, 22, foi assinado um convênio entre Algás e IMA-AL dando início ao projeto que tem por objetivo promover a conscientização ambiental, plantando até duas árvores na calçada dos que sejam clientes da distribuidora alagoana de gás natural.

O diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, explica que os interessados devem ligar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, pelo número 117 e solicitar o plantio. “Onde tiver um gasoduto da Algás, também terá qualidade de vida e um ar mais limpo”, completou.

De acordo com o presidente em exercício do Crea Alagoas, o engenheiro civil André Malta, é preciso investir neste tipo de projeto. “Uma cidade arborizada garante uma melhor qualidade de vida para sua população, além de contribuir para amenizar os efeitos da alta temperatura nas cidades e de proporcionar um ambiente visualmente agradável a todos”, explica.

O diretor presidente do IMA-AL, Gustavo Lopes, esclarece que para o projeto foram escolhidas espécies nativas da Mata Atlântica de pequeno porte. “Esses requisitos obedecem à legislação municipal, além disso, são espécies de raiz pivotante, ou seja, que cresce para baixo, sem danificar a calçada”, conta.

O marco oficial de lançamento do projeto será na próxima quarta-feira, 29, onde serão plantadas as primeiras mudas.