Presidente do Crea-AL toma posse e garante luta pela valorização profissional

Diante da presença de lideranças locais e nacionais, o engenheiro civil Fernando Dacal foi empossado, nesta quinta-feira (1º), como presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) para o próximo triênio 2018 – 2020. Na oportunidade, o engenheiro civil adiantou que, nesta nova fase da gestão, vai defender a melhoria salarial dos profissionais que trabalham no serviço público.

Desde 2015, o Crea-AL vem buscando dialogar com os gestores públicos sobre a necessidade da melhoria salarial e até nos lançamentos de editais que estão oferecendo salários injustos a categoria.

“A valorização do servidor público é uma das principais bandeiras que vamos defender. Venho falando com o governador Renan Filho que essa correção nos vencimentos do profissional é uma questão de dignidade para nossa categoria. A maioria das propagandas do governo do Estado, e também de outros gestores, são baseadas em obras, e nós, profissionais da engenharia, fazemos parte disto. Não só o governador, mas como os prefeitos precisam reconhecer que o desenvolvimento passa pelas nossas mãos”, enfatizou Dacal que também agradeceu a presença de todos.

Ainda na solenidade, Fernando Dacal solicitou ao coordenador da Frente Parlamentar Mista de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, o deputado Ronaldo Lessa (PDT), algumas demandas da categoria para serem levadas ao Congresso Nacional, como os projetos de lei criminalizando o exercício ilegal da profissão; o da carreira de estado, para evitar disparidades de salários dos engenheiros com outras profissões; e lutar para que os cargos de fiscalização pública, os de auditor, que eram privativos da engenharia, voltem a ser.

“Neste último pedido, não podemos deixar que sejamos fiscalizados por administradores, advogados e músicos. Ele não tem o conhecimento técnicos em discutir assuntos de engenharia”, defendeu, garantindo que isso gerará mais emprego no mercado de trabalho.

Maior evento de Engenharia do Brasil

A Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea) de 2018 será em Maceió entre os dias 21 e 24 de agosto. O evento, que traz como tema “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil” tem previsão de reunir 4.000 profissionais de todo Brasil e de outros países.

O presidente do Crea-SE, Arício Resende, representando o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), destacou a importância da Soea para o rumo da nação brasileira.

“A nova gestão, presidida por Joel Krüger, traz grandes expectativas de mudanças e posicionamento nacional. Defendemos um sistema unido e inserido nos debates que envolvam o desenvolvimento do País, como os profissionais, o desenvolvimento tecnológico e as empresas de engenharia brasileiras. A oportunidade para executar esse pensamento será em Alagoas, no maior evento de nossa categoria”, afirmou.

Existe ainda um interesse do Sistema Confea/Crea em realizar o primeiro debate presidenciável de 2018 em Maceió. “Essa oportunidade vai acontecer e o deputado Ronaldo Lessa nos ajudará a trazer todos os interessados em assumir o Brasil”, adiantou Dacal.

Combate à corrupção

Representante da engenharia no parlamento brasileiro, o deputado Ronaldo Lessa voltou a defender a conscientização da população no processo eleitoral. Para ele, o rumo do País só se dará quando a sociedade civil começar a entender a força do voto.

“Tenho uma enorme preocupação em impulsionar o desenvolvimento do Brasil. Mas antes é necessário combater a corrupção que nos assola. A solução para isso está aqui. O Conselho Federal vem dialogando e buscando unir esta categoria que tanto trabalha para o desenvolvimento. Precisamos renovar e tomar providências para solucionar isso”, falou o deputado federal.

O braço social do Sistema Confea/Crea

Além da posse para a presidência do Crea, a Caixa de Assistência dos Profissionais de Alagoas (Mútua-AL) também renovou o seu quadro diretor. O engenheiro civil, Fábio Loureiro foi empossado como diretor-geral de Alagoas, Aloísio Ferreira como diretor-administrativo e Cícero Calazans como diretor-financeiro.

Participando do evento, o presidente nacional da instituição, Paulo Guimarães, destacou benefícios disponíveis para os profissionais ao longo dos 40 anos de existência da Mútua.

“Nos orgulhamos pela missão de ser o braço social dos Sistema. Os engenheiros, técnicos, tecnólogos, geógrafos e outros profissionais sempre podem contar a conosco para qualquer coisa, seja um benefício privado, por meio do BB Tecnoprev; para adesão de planos de saúde; veículos e outros investimentos. Tudo isso com as menores taxas de juros”, finalizou.

Além dos secretários de Estado e da Capital Alagoana, também estiveram presentes no evento de posse, os presidentes do Conselho de Arquitetura, Heitor Maia, Sinduscon, Alfredo Brêda, da Ademi, Jubson Uchôa, da Fiea, José Carlos Lyra, Vilmar Pinto, do Creci, ex-presidentes do Conselho, representante do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, Fernando Fortes, presidentes de Creas, conselheiros federais e do Crea Alagoas.

Confira abaixo a galeria de fotos: