Crea-AL participa da 3ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema

Goiânia sedia entre os dias 6 e 8 de junho a 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea. No evento, que ocorre na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), o diretor-presidente da Mútua, Eng. Civ. Marcelo Morais, e o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, iniciaram os trabalhos saudando a todos os presentes e desejando um bom trabalho nos três dias de atividades.

Por sua vez, o anfitrião, presidente do Crea-GO, Francisco Almeida deu as boas-vindas aos presentes e agradeceu a oportunidade de sediar a 3ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea. “É uma satisfação muito grande para Goiás receber o CP, para que possamos dar continuidade às discussões e mudanças que estão sendo propostas para o Sistema Confea/Crea”, afirmou.

Jubileu de ouro do Crea-GO

Ontem, durante a abertura da reunião do CP, foi marcado por uma extensa homenagem onde os representantes de todos os Creas presentes, o presidente do Confea e os diretores da Mútua nacional e de Goiás, receberam certificado conferindo a cada instituição honraria pelas relevantes contribuições à construção da história do Crea-GO, que neste ano comemora seu Jubileu de Ouro.

O presidente do Conselho alagoano, Fernando Dacal, recebeu a homenagem em forma de agradecimento da instituição goiana. A placa foi entregue pelos presidentes do Crea-GO e coordenador do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua, Francisco Almeida, pelo presidente do Confea, Joel Krüger, e pela coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) do Jubileu de Ouro do Crea-GO, conselheira Ana Renata Volpini Litfalla.

A coordenadora do GT do Jubileu de Ouro destacou que a comemoração dos 50 anos do Crea-GO coincide “com um momento de grandes inovações para o Conselho, como a reestruturação e modernização na forma de fiscalizar; a busca pela aproximação entre o Crea e o profissional; implantação de tecnologias que possibilitaram serviços online, trazendo agilidade ao atendimento, entre outras iniciativas que atribuíram credibilidade ao Regional”.

Ana Renata ainda agradeceu aos homenageados. “Não teria como falarmos da história do conselho sem falarmos do atual presidente, Francisco Almeida, que em seu quarto mandato carrega uma trajetória com inúmeras transformações que buscam a valorização profissional e o respeito que a área tecnológica merece. Quero estender meus agradecimentos aos demais Creas, representados aqui por seus presidentes, pelas contribuições ao longo dos últimos 50 anos. Não escrevemos nossa história sozinhos e somos gratos pelas parcerias e trocas de experiências que cada um deixou como legado para o Crea-GO”, finalizou.

Palestras

O primeiro dia de evento também foi marcado pela palestra do diretor da Associação dos Empregados de Furnas (Asef), Felipe Chaves, que falou aos representantes do Sistema sobre os “Impactos da privatização da Eletrobras na soberania e na Engenharia do Brasil”.

Em sua fala, o engenheiro tratou sobre o processo de privatização da Eletrobras; como o projeto foi desenvolvido; e as razões que levaram o Governo Federal a propor esse projeto. “Durante a palestra, abordei os impactos que uma possível privatização poderia ocasionar ao país, à Engenharia, à Ciência e Tecnologia e às pesquisas em desenvolvimento no Brasil, além dos possíveis efeitos nas tarifas”, explicou.

Outras apresentações de destaque foram feitas por técnicos do Crea-GO. O líder da Área de Gestão de Convênios da Fiscalização, Roger Barcellos, apresentou o “Modelo de Fiscalização Sustentável” do Conselho goiano, realizado por meio da Plataforma ArcGIS, com base nas informações à quais o Crea-GO tem acesso a partir dos acordos de cooperação técnica firmados com diversos órgãos das esferas municipal, estadual e federal com exercício em Goiás.

Para está quinta-feira, dia 7, a partir das 14h, ainda está prevista a palestra “Ferrovias no Brasil – A malha atual e os problemas que impedem a sua expansão”, que será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás, com experiência prática na construção, manutenção e fiscalização de obras ferroviárias, George Rangel; e a apresentação sobre o Livro de Ordem, que será realizada pela líder da Área de Análise de Processos de Registro do Crea-GO, Kamilla Geaninne Pires.

Discussões

Outras discussões de assuntos inerentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua estão previstas na pauta da 3ª Reunião do CP em 2018 para os três dias de encontro. Entre os assuntos, estão: informes sobre a 75ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que será realizada de 21 a 24 de agosto, em Maceió-AL; melhorias tecnológicas de todo o Sistema; a criação do Conselho dos Técnicos; contrato entre Confea, Creas e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

POR: Ascom Crea-GO e Crea-AL