Skip to content
  • Home
  • Notícias
  • Câmara de Vereadores realiza sessão em comemoração aos 50 anos do Crea

Câmara de Vereadores realiza sessão em comemoração aos 50 anos do Crea

  • Notícias

Em comemoração aos 50 anos de história do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL), a Câmara de Vereadores de Maceió promoveu, na manhã desta segunda-feira, 19, no prédio da Associação Comercial, no bairro de Jaraguá, uma sessão solene com representantes da engenharia alagoana. De iniciativa do vereador Silvio Camelo (PV), o evento contou com profissionais da área defendendo a engenharia como fundamental para o desenvolvimento do País.

O vereador destacou o papel da entidade. “O Crea é muito importante para Alagoas e, neste momento em que completa 50 anos, não poderíamos deixar passar despercebido. É uma entidade na qual a sociedade civil organizada sempre encontrou amparo para grandes lutas, que tem uma larga folha de serviços prestados ao Estado”, afirmou, ao dizer que a Câmara está atenta, participando junto ao Crea, e cobrando uma investigação sobre a situação da região do Pinheiro, onde rachaduras ameaçam diversos imóveis.

O presidente do Crea-AL, o engenheiro Fernando Dacal, agradeceu ao vereador Silvio Camelo pelo prestígio de sempre a entidade, ressaltando ainda a importância da sessão solene num momento onde a engenharia precisa ser mais valorizada.

“Esta, que comemora o jubileu de ouro do Crea, é de grande importância para nossa história. Hoje encontramos pessoas leigas assumindo cargos públicos e engenheiros recebendo valores abaixo do piso ideal. Estamos lutando para a valorização ideal de nossos profissionais. É um alerta para as autoridades resolverem este problema de justiça e dignidade. Mas neste momento sinto-me honrado em dar continuidade a trabalhos realizados pelo saudoso Manuel Ferri, Luis Abílio, Luiz Gonzaga, como também Vinícius Maia Nobre, Olavo Calheiros e outros presidentes que deixaram sua marca durante estes 50 anos de história”, destacou.

Aloísio Ferreira, presidente do Clube de Engenharia de Alagoas e ex-presidente da entidade, também enalteceu o papel do Crea como entidade que “visa essencialmente a defesa da sociedade” e falou sobre a “necessidade de se manter a luta pelo reconhecimento e a valorização dos profissionais. Isso é por demais importante, levar de canto a canto que a engenharia brasileira está precisando se afirmar no contexto”, disse, lembrando de acidentes como o que ocorreu no viaduto da Marginal Pinheiro, em São Paulo, cuja pista afundou quase dois metros.

Representando o presidente da Mútua, Paulo Guimarães, o diretor Claúdio Calheiros afirmou que este é um momento de reflexão, principalmente sobre o papel social que o Crea vem desenvolvendo durante décadas. “Ainda acrescendo, vereador Silvio, que iremos precisar muito do senhor na luta pela categoria”, disse.

Vitor Vasconcelos, conselheiro do Creal-AL, destacou a importância da fiscalização e atuação para o fortalecimento da categoria. Gerson Salomão, ex-presidente da Algás, falou sobre o aspecto social, profissional e pessoal e lembrou que o momento é de reencontro com a história da engenharia.